Oportunidades

Prezados Orientadores do programa,

 

 

No último corte de bolsas da CAPES, o programa de microbiologia perdeu 8 bolsas - 6 de mestrado e 2 de doutorado. No momento, Contamos apenas com 34 bolsas, ao invés das 42 que havia em janeiro de 2020.

Entretanto, em uma Ação Emergencial, a CAPES ofereceu o empréstimo de  6 bolsas ao programa - 4 de mestrado e 2 de doutorado. As bolsas de doutorado são de 36 meses, ao invés dos usuais 48 meses, mas podem ser prorrogadas por 12 meses, mediante solicitação justificada.

A CAPES recomenda que essas bolsas sejam concedidas a alunos com projetos de pesquisa relacionados à Covid-19 e outras epidemias. Além disso, as bolsas devem ser implementadas até o dia 15/06/2020 (data de fechamento do SCBA).

Tendo em vista urgência e a necessidade de indicar alunos o quanto antes, o procedimento de seleção de candidatos à pós-graduação será excepcionalmente modificado.

Solicitamos a todos os orientadores que tenham candidatos a mestrado ou doutorado interessados que enviem por e-mail até o dia 15 de maio o formulário disponível em https://forms.gle/J9UT2C96gHVoGLgZ6 , juntamente com: currículo Lattes dos candidatos, histórico escolar de graduação e de pós-graduação (se houver) e o projeto de pesquisa em 2 páginas.

Somente serão analisados pedidos de aluno que já tenham o certificado de colação de grau, no caso de mestrado e doutorado direto ou certificado de conclusão de mestrado, no caso de candidatos a doutorado com mestrado.

A CCP analisará os pedidos e classificará os candidatos conforme a adequação do projeto à chamada, e o seu desempenho acadêmico. Havendo bolsas disponíveis, projetos não relacionados ao tema desta ação emergencial poderão ser contemplados.

Os resultados serão divulgados até 31/05/2020.

Na segunda fase os candidatos aprovados deverão apresentar documentação completa para matrícula até o dia 10/06/2020.