Apresentação

Programa

O programa de pós-graduação em microbiologia, no formato atual, foi criado em 1982 e recebeu credenciamento em 1983, como resultado do desmembramento do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Imunologia criado em 1973. É ministrado por docentes orientadores, em sua maioria oriundos do Departamento de Microbiologia do Insittuto de Ciências Biomédicas da USP, e conta também com orientadores colaboradores de outras instituições, que se destacam em sua área de atuação. O curso forma alunos de Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia).

Nos seus trinta e dois anos de existência formou 380 Doutores e 430 Mestres provenientes de todas as regiões do Brasil e do exterior. O programa mantém expressiva produção científica, tendo recebido o conceito 6 nas últimas duas avaliações.

A maior parte dos doutores egressos do nosso Programa de Pós-Graduação encontra-se absorvido em instituições de ensino e pesquisa e continuam mantendo relacionamento científico com os orientadores do Programa. Alguns egressos são docentes de Universidades Federais, Estaduais e Privadas. Alguns alunos egressos de nosso curso exercem atualmente diferentes funções, como Chefia Departamental, liderança em pesquisa ou ainda a formação e implementação de novos núcleos. Pela natureza do curso, muitos egressos trabalham em empresas privadas, tanto de produção de alimentos, cosméticos, como de inovação tecnológica. A motivação para pesquisa e desenvolvimento profissional pode ser observada ainda pela alta porcentagem de recém egressos que estão aprimorando-se em Programas de Pós-doutoramento.

Objetivo
O Curso de Pós-Graduação em Microbiologia propõe-se a formar, como Doutores, indivíduos independentes que tenham perfil de pesquisador e de docente, que sejam auto-suficientes para gerar e conduzir novas linhas de pesquisa, exercer as atividades de docente e orientador de alunos na Pós-graduação.
 
O Mestrado constitui uma etapa acadêmica que serve de triagem dos candidatos ao Doutorado. Tem por finalidade possibilitar a atuação profissional nos mais variados campos de aplicação da Microbiologia, bem como no ensino de Graduação. Durante o período do curso, o aluno deverá completar os créditos mínimos exigidos pela Pós-Graduação; sendo também avaliado quanto a sua dedicação, progresso no aprendizado, criatividade e tenacidade para resolver problemas científicos, qualidades que se espera de um pesquisador. Da Dissertação de Mestrado, espera-se que seja um trabalho experimental introdutório não devendo necessariamente constituir um trabalho científico original.
 
Pretende-se incentivar a entrada, no Curso, de elementos jovens e dinâmicos, sem, portanto, exigir que os candidatos tenham experiência profissional prévia.

Metas
A área da Microbiologia tem mostrado um caráter altamente dinâmico na geração do conhecimento e uma integração cada vez maior com outras áreas, como Imunologia, Genética, Engenharia, Ecologia, etc. O caráter multidisciplinar das linhas de pesquisa é o ponto mais forte do nosso Programa de Pós-graduação, assim como também, o intercâmbio existente com instituições nacionais e estrangeiras de renome, permitindo o aprimoramento científico e intelectual dos orientadores permanentes e dos alunos do Programa. Vários docentes do programa têm realizado estágios de média e longa duração no exterior, bem como a grande maioria possui colaboração com grupos de pesquisa estrangeiros.O Programa tem estimulado intercâmbios e colaborações dos alunos com instituições nacionais e estrangeiras, tendo sido estimulados a realizar estágios sanduíche e Pós-doutorado em laboratórios no Brasil e/ou no exterior, com apoio institucional da CAPES (por exemplo PDSE, etc.) e de outras agências. O Programa financia a participação de discentes em eventos nacionais e internacionais, com a finalidade de estimular a interação com outros grupos.
 
A  inserção social dos nossos egressos se dá em instituições de ensino e pesquisa distribuídas pelo país e não restritas a região sudeste, nucleando novos grupos, como detalhado no item Nucleação. Alguns de nossos alunos egressos são docentes de Universidades Federais, Estaduais e Privadas, e alguns deles tornaram-se lideranças nas linhas de pesquisas adquiridas em nosso programa. O Programa tem como meta aumentar a inserção dos egressos através da capacitação melhorada de nossos alunos, ampliando e aprofundando sua formação em áreas de fronteira, estimulando a produção científica e também a formação didática.