Exame de Qualificação, Normas para apresentação do trabalho e Formulários

NORMAS PARA EXAMES DE QUALIFICAÇÃO (alunos matriculado de 08/2009 a 08/05/2014)

VIII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

Todos os documentos abaixo devem ser entregues na Secretaria de Pós-graduação em Microbiologia (ICB II - sala 202) até o fechamento da pauta da Comissão Coordenadora de Pós-graduação em Microbiologia - CCP-BMM, pois nesta reunião serão definidos os membros da banca de qualificação do aluno.

O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado e Doutorado Direto.

A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo programa no Regulamento vigente na sua matrícula inicial, antes de vencer o prazo estabelecido pelo Sistema Janus.

O exame deverá ser realizado no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição no exame de qualificação.

O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.

A comissão examinadora deve ser constituída por três membros indicados pela CCP, com titulação mínima de doutor, tendo pelo menos um orientador pleno do Programa Ciências Biológicas (Microbiologia) do ICB-USP. A CCP indicará o presidente da comissão examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros. O(A) Orientador(a) e o coorientador, se houver, não poderão fazer parte da comissão examinadora.

O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de até 60 (sessenta) dias após a inscrição no referido exame.

Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.

VIII. 1 - Mestrado

VIII.1.1 - O(A) estudante de Mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 15 (quinze) meses após sua primeira matrícula no curso.

VIII.1.2 - O objetivo do exame de qualificação no mestrado é avaliar o histórico escolar do aluno, o conhecimento sobre o tema de seu projeto, além da capacidade do(a) estudante em executar seu projeto de pesquisa.

VIII.1.3 - No Mestrado, o exame consistirá de avaliação do trabalho de pesquisa em formato de manuscrito para publicação e de uma exposição oral sobre o trabalho de pesquisa em andamento, bem como da análise do histórico escolar de Pós Graduação.

VIII.1.4 - Para a inscrição são exigidos seguintes documentos:

VIII.1.4.1 - formulários do exame de qualificação (solicitação, declaração do orientador e sugestão de 10 (dez) nomes para compor a comissão examinadora, com no mínimo quatro membros externos ao ICB, sem vinculo direto com orientador ou aluno, a sugestão de banca deverá ser preenchida de acordo com o currículo lattes de cada integrante indicado, e se necessário poderá ser alterada pela CCP. Os Formulários  que constam na página do Programa de Pós- Graduação deverão ser preenchidos e impressos.

VIII.1.4.2 - certificados de aprovação e/ou isenção das Comissões de Ética em Pesquisa do ICB;

VIII.1.4.3 - ficha do aluno (sistema Janus) com aprovação na disciplina Proteção Radiológica para os alunos que empregaram material radioativo no desenvolvimento de seu trabalho;

VIII.1.4.4 - Descrição do trabalho de pesquisa em andamento em formato de manuscrito para publicação, com até 20 (vinte) páginas, em 03 (três) cópias impressas e arquivo em PDF no e-mail micropos@icb.usp.br. O manuscrito, redigido em inglês ou português, deve conter: Título, Autores, Resumo, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados Parciais e Discussão Parcial, Perspectivas, cronograma futuro e Referências Bibliográficas. Podem ser incluídos, como anexo, para o exame de qualificação, manuscritos publicados, aceitos, submetidos, ou em fase de submissão para publicação e redigidos em inglês ou português, desde que façam parte do trabalho de Dissertação e o nome do aluno conste como primeiro autor.

VIII.1.5 - A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela comissão examinadora, em sessão privada, com os membros da comissão designados pela CCP. Cada examinador terá até 30 (trinta) minutos para arguição, seguindo-se da resposta do candidato em até 30 (trinta) minutos. Opcionalmente, a arguição poderá ser feita na forma de diálogo, totalizando 60 (sessenta) minutos para a arguição de cada examinador e resposta do candidato.

VIII.1.6 - A avaliação será emitida na forma de parecer circunstanciado, e o candidato deverá ser aprovado pela maioria dos examinadores.

VIII.2 - Doutorado

VIII.2.1 - O(A) estudante de Doutorado deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 24 (vinte e quatro) meses após o início da contagem do prazo no curso.

VIII.2.2 - O objetivo do exame de qualificação no Doutorado é avaliar o histórico escolar de pós-graduação, a capacidade do(a) candidato(a) de desenvolver, de forma independente, o seu projeto de tese, dentro de sua área de pesquisa, e o trabalho de pesquisa em andamento.

VIII.2.3 - No Doutorado, o exame consistirá de avaliação do trabalho de pesquisa em formato de manuscrito para publicação, capacidade didática do candidato por avaliação de exposição oral sobre o trabalho de pesquisa em andamento, avaliação do conhecimento do aluno na área, e da sua capacidade de conduzir os ensaios de forma independente, bem como da análise do histórico escolar de Pós Graduação.

VIII.2.4 - Para a inscrição são exigidos os seguintes documentos:

VIII.2.4.1 - formulários do exame de qualificação (solicitação, declaração do orientador e sugestão de 10 (dez) nomes para compor a comissão examinadora, com no mínimo quatro membros externos ao ICB, sem vinculo direto com orientador ou aluno, o formulário deverá ser preenchido de acordo com o currículo lattes de cada integrante indicado, e se necessário poderá ser alterado pela CCP) que constam na página do Programa de Pós- Graduação Formulários deverão ser preenchidos e impressos.

VIII.2.4.2 - certificados de aprovação e/ou isenção das Comissões de Ética em Pesquisa do ICB;

VIII.2.4.3 - ficha do aluno (sistema Janus) com aprovação na disciplina Proteção Radiológica para os alunos que empregaram material radioativo no desenvolvimento de seu trabalho;

VIII.2.4.4 - Descrição do trabalho de pesquisa em andamento em formato de manuscrito para publicação, com até 20 (vinte) páginas, em 03 (três) cópias impressas e PDF no e-mail micropos@icb.usp.br. O manuscrito, redigido em português ou inglês, deve conter: Título, Autores, Resumo, Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados Parciais, Discussão Parcial, Perspectivas, cronograma futuro e Referências Bibliográficas. Podem ser incluídos, como anexo, manuscritos publicados, aceitos, submetidos, ou em fase de submissão para publicação e redigidos em português ou inglês, desde que façam parte do trabalho de Tese e o nome do aluno conste como primeiro autor.

VIII.2.5 - A exposição oral, em sessão pública, terá duração mínima de vinte e máxima de trinta minutos, sendo seguida de arguição pela Comissão Examinadora, em sessão privada, com os membros da comissão designados pela CCP. Cada examinador terá até 30 (trinta) minutos para arguição, seguindo-se da resposta do candidato em até 30 (trinta) minutos. Opcionalmente, a arguição poderá ser feita na forma de diálogo, totalizando 60 (sessenta) minutos para a arguição de cada examinador e resposta do candidato.

VIII.2.6 - A avaliação será emitida na forma de parecer circunstanciado, e o candidato deverá ser aprovado pela maioria dos examinadores.

VIII.3 Doutorado Direto

VIII.3.1 - O estudante de Doutorado Direto deverá inscrever-se para a realização do exame de qualificação num período máximo de 30 (trinta) meses após o início da contagem do prazo no curso.

VIII.3.2 - Os objetivos do exame de qualificação no Doutorado Direto são os mesmos do Doutorado. O Exame será realizado de acordo com as normas do Doutorado.

. Obs.: todos os professores do ICB, orientadores credenciados na microbiologia para oferecer disciplina e orientação também. Professores aposentados pelo ICB e ex-alunos formados/egressos pela microbiologia são considerados internos. A lista de sugestão de banca deverá ter a indicação de no mínimo 04 (quatro) MEMBROS EXTERNOS ao ICB/USP, sem ligação direta com orientador, laboratório ou aluno.

- Orientadores

- Pós-doc

- Roteiro para qualificação