O que é pós-graduação?

A pós-graduação consiste em uma etapa de estudos para aqueles portadores de diploma de ensino superior.

Existe a pós-graduação lato sensu e o stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu (do latim, “sentido amplo”) oferece um conteúdo acadêmico mais amplo e aplicado ao mercado de trabalho com o objetivo de atualizar e capacitar o profissional.

A especialização e o MBA (Master in Business Administration) são exemplos de cursos de pós-graduação lato sensu.

O que é pós-graduação?

Existe a pós-graduação lato sensu e o stricto sensu.

O Programa de Pós-graduação em Microbiologia oferece cursos de mestrado e doutorado stricto sensu (do latim, “sentido específico”).

Esses cursos tem como característica o treinamento e produção em uma área específica, no caso do nosso programa, em alguma área da Microbiologia.

O curso de mestrado stricto sensu pode ser acadêmico ou profissional. O primeiro dá ênfase a uma produção científica, enquanto o segundo, visa treinar o pós-graduando para uma demanda profissional/organizacional. Atualmente, O PPG-Micro oferece somente o mestrado acadêmico.

O doutorado e o doutorado direto stricto sensu são cursos acadêmicos. Esses cursos visam testar uma hipótese inédita dentro de uma área específica.

Os cursos de mestrado e doutorado são regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.

Programa: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MICROBIOLOGIA) (33002010022P3)

Área de concentração: Ciências Biológicas III

Área: Microbiologia

Principais Linhas de Pesquisa:

• Epidemiologia, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas;
    • Microbiologia celular, molecular e estrutural;
    • Interação microrganismo-hospedeiro-ambiente e com a sociedade;
    • Desenvolvimento biotecnológico, de fármacos, de vacinas e de terapias avançadas

Os projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia têm caráter multidisciplinar e interdisciplinar e atendem a pesquisa básica, aplicada e de inovação.

As principais características dos cursos de mestrado e doutorado que oferecemos estão resumidamente explicitadas abaixo:

(Resolução CoPGr nº 7859, de 25 de outubro de 2019)

Para mais detalhes acesse o Regulamento da pós-graduação em Microbiologia (ICB/USP).

Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada

Nosso Programa de Pós-Graduação em Microbiologia oferece anualmente o Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada.

É um curso de cultura e extensão organizado pelos pós-graduandos do programa e tem como principal objetivo promover a integração entre os pós-graduandos, orientadores e pesquisadores, além de divulgar as linhas de pesquisa aos potenciais ingressantes à pós-graduação.

A primeira edição ocorreu em 2015 e na pandemia de COVID-19, em 2020 e 2021, o curso foi realizado online. Em 2023 estamos retornando presencialmente com o VIII Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada com aulas teóricas e práticas.

IX Curso de Inverno em Microbiologia e Biologia Molecular Aplicada

Data das inscrições: A definir para 2024

Data do curso: A definir para 2024

Local: Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo

Av. Prof. Lineu Prestes, 1374 – Prédio ICB II – Cidade Universitária – São Paulo/SP – Brasil – CEP 05508-000

Vagas: 40

Curso: Gratuito

Público-alvo: estudantes de graduação e recém-formados que tenham conhecimentos básicos de microbiologia e biologia molecular.

Critérios de seleção: É relevante que os alunos já tenham conhecimento básico em Microbiologia, Genética Molecular e Bioquímica. Caso haja um número maior de inscritos do que o limite permitido, os alunos serão selecionados de acordo com o histórico escolar e justificativa de interesse preenchida na ficha de inscrição.

Critérios de aprovação: Além da frequência mínima exigida de 85%, no último dia do curso os alunos deverão realizar uma apresentação oral sobre as atividades desenvolvidas durante as aulas práticas. O não cumprimento desta apresentação impedirá o aluno de receber o certificado.

Mais informações:

Página do Facebook: clique aqui