Internacionalização

O programa de Pós-graduação em Microbiologia (PPG-Micro), em consonância com a Pró-reitoria de Pós-graduação da USP, estimula a internacionalização de seus alunos e orientadores.

O programa aceita candidatos estrangeiros para o mestrado ou doutorado e o exame de conhecimento em Microbiologia pode ser realizado em português ou inglês.

De acordo com as normas vigentes na USP, tanto a dissertação de mestrado como a tese de doutorado podem ser redigidas em português ou inglês.

Muitos orientadores do programa mantém vínculos com universidades e instituições de pesquisa de outros países e vários alunos do programa participam de estágios no exterior, geralmente apoiados por agências de fomento à pesquisa. 

Além disso, a PRPG-USP e o PPG-Micro por meio de convênios com Universidades estrangeiras possibilitam que o pós-graduando obtenha dupla-titulação no mestrado e doutorado.

No último quadriênio (2017-2020) nosso programa teve uma média de 12,75 alunos estrangeiros matriculados ao ano, o que corresponde a aproximadamente 13% do total de alunos do programa. Além disso, o programa teve uma média de 8,5 alunos de pós-graduação ao ano que realizaram estágios no exterior, com bolsas PDSE (Edital Print USP/CAPES) ou BEPE (FAPESP), ou de outros órgãos de fomento.

O programa também apoia a participação de alunos de doutorado em congressos internacionais conforme explicitado na seção de auxílios financeiros.

 

Bolsas e auxílios

Veja abaixo as principais formas para estágios de pesquisa no exterior:

Edital PRINT
USP/CAPES

Fiquem atentos aos editais abertos anualmente.

BOLSA BEPE-FAPESP
(exclusivo para bolsista FAPESP)

O Envio da proposta de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior é fluxo contínuo.

Programa de Dupla-titulação de Mestrado e Doutorado da Pós-graduação em Microbiologia com a Universidade de Münster

Programa para mestrado

Programa para doutorado

Para mais informações sobre Dupla-titulação

Fiquem atentos aos eventuais editais da Pró-reitoria de Pós-graduação da USP, CAPES, CNPq e de outras instituições públicas e privadas.

“A internacionalização se efetua, especialmente, por meio de acordos bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros e pela mobilidade de alunos e docentes. Tais ações auxiliam na inserção em redes internacionais de pesquisa, na obtenção de financiamento estrangeiro para pesquisas, na melhoria qualitativa das pesquisas e na obtenção de duplo-diploma para mestrandos e doutorandos.  

A USP insere-se em Programas Nacionais e Internacionais de Cooperação, visando a projeção da pós-graduação nos contextos do País e mundial. Agências de fomento como FAPESP, CAPES e CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na USP efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais.” (PRPG-USP)

 
 
 

Para mais informações sobre internacionalização
consulte o site da Pró-reitora de Pós-graduação da USP.