Defesa e depósito

Para redigir a dissertação/tese, o pós-graduando deve optar entre seguir as normas ABNT ou Vancouver, e depois consultar no site da biblioteca do ICB todas as diretrizes da norma selecionada. No site da biblioteca também pode ser acessado o formulário para a confecção da ficha catalográfica, que deve ser inserida na dissertação/tese.

 

Composição das comissões anteriores



Para a divulgação da sua defesa de dissertação de mestrado/tese de doutorado, preencha este documento e envie para: micropos@icb.usp.br

Página de formulários


O formulário preenchido com a sugestão de banca deve ser entregue 30 dias antes da realização do depósito.

 Todos os documentos necessários para o depósito, com exceção do comprovante de entrega da versão impressa, podem ser baixados na página “Formulários” deste site.

 Antes de realizar o depósito digital, o pós-graduando deverá entregar 1 versão impressa e encadernada da dissertação/tese original integral na secretaria de pós-graduação da Microbiologia (ICB II). Ele receberá um comprovante de entrega que é obrigatório para o depósito digital.

 O pós-graduando deverá fazer o depósito digital com pelo menos um dia útil de antecedência da data limite para o Depósito estabelecida no Sistema Janus, para dar tempo dos funcionários da Seção de alunos PG – ICB III (3091-7439) verificarem se a versão está de acordo com as normas para aprovar o depósito dentro do prazo. O depósito deve ser realizado até as 15h e informado para os e-mails: lucianna@usp.br e spgicb@usp.br.

  
 

Instruções para depósito digital


No dia seguinte da reunião da CPG, o pós-graduando receberá um e-mail com a lista definitiva homologada pela CPG e deverá agendar sua defesa na CPG – ICB III (lucianna@usp.br e spgicb@usp.br).  O prazo mínimo para a realização da defesa é 15 dias a partir do dia que o pós-graduando entra em contato com a CPG. No e-mail deve constar: Nome completo do pós-graduando, dia da defesa, horário, membros confirmados para a data: Orientador (presidente), 01 externo à USP, 01 externo ao programa e 01 interno.

O membro da banca externo à USP só pode ser substituído pelo seu suplente. O externo ao programa pode ser substituído por seu suplente ou pelo externo à USP. O interno pode ser substituído pelo seu suplente ou pelos dois primeiros.

O pós-graduando pode realizar a defesa de modo presencial, nas salas 101 ou 207 do ICB II ou na sala de defesa da CPG no ICB III, que tem 28 lugares, tem laser point trocador de slides, é oferecida água ao orientando e aos membros da banca. A defesa pode também ser realizada de forma híbrida, onde o pós-graduando e o seu orientador precisam estar presencialmente no ICB, porém os membros da banca podem participar da defesa presencialmente ou online.

O tempo máximo da apresentação verbal para o pós-graduando é de 30 minutos. Cada examinador disporá de 30 minutos realizar a arguição, cabendo ao candidato igual tempo para resposta. Havendo concordância, a arguição poderá ser feita em forma de diálogo e, neste caso, a duração total não poderá exceder 60 minutos. A sessão pública não deverá exceder o prazo de três horas.

Após defesa o aluno terá 59 dias corridos para inserir a versão corrigida no Janus e entregar 1 exemplar impresso da versão corrigida na Secretaria de Pós-Graduação em Microbiologia (ICB II).